Denise Bandeira

Desponta 2013

Prospecção sobre ação educativa (2013) realizada por Ana Flávia Lesnovski, Denise Bandeira, Rosanny de Morais e Rosemeri Rocha com o vídeo “Bronze Revirado” (2011), de Pablo Lobato. A ação educativa tem como objetivo tornar a obra tátil e acessível ao público cego no Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

Prospecção sobre ação educativa (2013) realizada por Ana Flávia Lesnovski, Denise Bandeira, Rosanny de Morais e Rosemeri Rocha com a obra “Léguas de sombra” (2011), de Bruno Vieira. Essa ação educativa também traz como possibilidade a tradução tátil da obra como inclusão para o público cego e também não cego, trabalhando outros sentidos além da visão.

Prospecção sobre ação educativa (2013) realizada por Ana Flávia Lesnovski, Denise Bandeira, Rosanny de Morais e Rosemeri Rocha que trabalha o corpo. O corpo propositor (CPP) e seus impulsos geradores de movimento é defendido aqui como uma possibilidade de potencializar a forma humana, fazendo dela uma proposição de corpo, de ideia, de arte e de vida, propondo que o indivíduo se conheça via sensório-motor.

Prospecção sobre ação educativa (2013) realizada por Ana Flávia Lesnovski, Denise Bandeira, Rosanny de Morais e Rosemeri Rocha com o trabalho “Que corpo é esse? Performance dois” (2012), de Mariana Marcassa. A ação artística de Marcassa é escolhida por ser um trabalho que convida o expectador a experimentar o fluxo das sensações em tempo presente, deixar o corpo externalizar suas percepções, um corpo propositor.

Prospecção sobre ação educativa (2013) realizada por Ana Flávia Lesnovski, Denise Bandeira, Rosanny de Morais e Rosemeri Rocha com o trabalho “Que corpo é esse? Performance dois” (2012), de Mariana Marcassa. Por a arte de ação de Marcassa partir de uma experiência física, sensório-motora do próprio corpo e explorando sua subjetividade ela é escolhida como possibilidade sobre essa ação educativa.

Prospecção sobre ação educativa (2013) realizada por Ana Flávia Lesnovski, Denise Bandeira, Rosanny de Morais e Rosemeri Rocha com o trabalho “Que corpo é esse? Performance dois” (2012), de Mariana Marcassa.

Prospecção sobre ação educativa (2013) realizada por Ana Flávia Lesnovski, Denise Bandeira, Rosanny de Morais e Rosemeri Rocha com a videoarte “Sobre La Marcha”, de Regina Parra (2010-2011).

Prospecção sobre ação educativa (2013) realizada por Ana Flávia Lesnovski, Denise Bandeira, Rosanny de Morais e Rosemeri Rocha com a videoarte “O Pretérito Perfeito da Imagem em Movimento” (2013), de Carlos Tullio, o trabalho “Midas” (2010), de Armando Querioz, e também “Araucária Angustfolia” , de Daniel Duda.

Prospecção sobre ação educativa (2013) realizada por Ana Flávia Lesnovski, Denise Bandeira, Rosanny de Morais e Rosemeri Rocha com videoarte.

Prospecção sobre ação educativa (2013) realizada por Ana Flávia Lesnovski, Denise Bandeira, Rosanny de Morais e Rosemeri Rocha com a videoarte “Sobre La Marcha”, de Regina Parra (2010-2011), e o trabalho “3x Dielman” (2012), de Arthur Tuoto.

Referências da prospecção sobre ação educativa realizada em 2013 por Ana Flávia Lesnovski, Denise Bandeira, Rosanny de Morais e Rosemeri Rocha.

Performance no Camarin

Registro Jornalístico que trata do trabalho intitulado “Trajeto” (1986), realizado por Denise Bandeira, Eliana Prolik e Laura Miranda. Trabalho coletivo que une performance e desenho, buscando uma interação com os sentidos corporais e espirituais, e que foi apresentado no Centro Cultural de São Paulo entre os dias 20 e 25 de novembro de 1986.

“Trajeto” no Camarin

Registro jornalístico publicado no jornal Correio de Notícias em 1986 tratando da exposição do trabalho “Trajeto” de Denise Bandeira, Eliane Prolik e Laura Miranda no Camarim Ensaios Bar.

Oficina “Retorno do Corpo”

Divulgação da Oficina “Retorno do Corpo” realizada por Denise Bandeira, Eliana Prolik e Laura Miranda. A performance e mostra ocorreu em 1987 no Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

Principais propostas realizadas entre 1985 e 2002

Principais propostas realizadas por Denise Bandeira, e Laura Miranda entre os anos de 1985 e 2002. Dois dos principais trabalhos apresentados nesse período são “Trajeto” (1986), “Fio” (1987), que continham participação de Eliana Prolik. Outras principais obras, entre 1985 e 2002, de Bandeira e Miranda são “Fonte” (1998-99) e “Serpente” (2000), além disso as duas artistas também expuseram juntas na exposição titulada “Pêndulo” (2001), apresentando as séries Corpo Impresso (1998-99), Corpo Avesso (2000), e Corpo Ausente (2001).

Principais propostas realizadas por Denise Bandeira, e Laura Miranda entre os anos de 1985 e 2002. Segundo às artistas, ao reafirmar o corpo como fonte e matriz a arte instaura os gestos primordiais do ser humano. Utilizando, assim, do corpo como carimbo e desenho em outras superfícies, como na série de obras Corpo Impresso (1998-99), Corpo Avesso (2000), e Corpo Ausente (2001).

Desdobramento da forma no espaço

Registro publicado em 2001 no jornal Gazeta Mercantil sobre a exposição “Pêndulo” (2001), de Denise Bandeira e Laura Miranda, no Museu Metropolitano de Arte em Curitiba. Os trabalhos Corpo Impresso (1998-99), Corpo Avesso (2000), e Corpo Ausente (2001) deram origem a exposição, surgindo das oficinas e práticas corporais com os alunos das faculdades de artes. No entanto, a figura do pêndulo, que se posiciona no centro da sala de exposição, foi escolhido por trazer a ideia de que para cada trabalho apresentado existirá um outro com mesma força e intenção, mas em direção oposta.

Projeto Bala

Cartaz que apresenta o projeto “Bala”, realizado por Denise Bandeira, Juliana Funganti, Laura de Miranda, Mônica Infante e Rossana Guimarães. O projeto foi gerado em 2003 e 2004, com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, promovendo discussões, reflexões e criações artísticas no espaço do Grão Ateliê. As propostas implementadas pelo Grão em Curitiba buscavam colocar o artista contemporâneo como agente propositor de ações frente ao circuito de arte, de criação e de ensino.

Cartaz que apresenta o projeto “Bala” (2003-2004), realizado por Denise Bandeira, Juliana Funganti, Laura de Miranda, Mônica Infante e Rossana Guimarães.

Cartaz que apresenta o projeto “Bala” (2003-2004), realizado por Denise Bandeira, Juliana Funganti, Laura de Miranda, Mônica Infante e Rossana Guimarães.

Cartaz que apresenta o projeto “Bala” (2003-2004), realizado por Denise Bandeira, Juliana Funganti, Laura de Miranda, Mônica Infante e Rossana Guimarães.

Manchetes nas artes visuais

Publicação do jornal Gazeta do Povo em 1991, tratando do projeto “Oficina Meio Líquido/ instalação e performance”, orientado pelas artistas Denise Bandeira e Laura Miranda. Nesse trabalho a água é utilizada como meio de potencialização da sensibilidade do indivíduo.

O corpo por um fio

Publicação do jornal Programe-se sobre a oficina “Retorno do Corpo”, projeto de Denise Bandeira, Eliana Prolik e Laura Miranda, que ocorreu no Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Com um fio cada uma as artistas se moviam pelo espaço, provocando sensações nos expectadores.

“Trajeto”/performance de três artistas no “Camarim”

Publicação escrita por Adalice Araújo no jornal Gazeta do Povo em 1986. O registro trata do projeto “Trajeto” (1986) de Denise Bandeira, Eliane Prolik e Laura Mirando no Camarim Ensaios Bar, o projeto busca uma retomada dessa novas velhas formas de sensibilidade corporal e espiritual que ficaram esquecidas na modernidade.

Corpo Impresso

Arte de ação “Corpo Impresso” (2001), realizado por Denise Bandeira e Laura Miranda. O trabalho foi realizado a partir da impressão do corpo coberto de grafite e carvão sobre o papel.