Artista premiada

Obra premiada de Rossana Guimarães no 44º Salão Paranaense, em 1988.
Despindo o feminino

Publicação do jornal Correio de Notícias, em 1986, sobre o figurino realizado por Rossana Guimarães para a peça “Aumento de Salário”, do grupo Poi zé. Essa não foi a primeira vez que Guimarães realizou figurinos, na peça “Auto do Automóvel”, do grupo Zen Rumo, também construiu vestimentas para o elenco com recorte-escultura em papelão e tinta. A publicação jornalística trata também da performace que ocorreu no Camarim Ensaio’s Bar com esses vestidos-objetos.
Em foco a geração 80

Publicação jornalística de 1986 sobre os artistas da geração 80, Rossana Guimarães e o grupo do qual fez parte, “Grupo Moto Contínuo”. O grupo propunha uma luta a estagnação mental, o acomodamento, o convencionalismo das galerias comerciais ligadas ao poder econômico.
Objetos de Rossana Guimarães no Museu de Arte Contemporânea do Paraná

Publicação do jornal Gazeta do Povo, em 1987, sobre a Exposição no Museu Contemporâneo de Arte do Paraná de Rossana Guimarães e seus objetos, incluindo os objetos construídos por ela para peças como “No Auto do Automóvel” (1986), de Osmar Lins.
Objetos vestidos de arte

Publicação jornalística de 1992 sobre os objetos vestíveis de Rossana Guimarães, citando o desfile no Camarim Ensaio’s Bar, do qual eles fizeram parte.
Rossana Guimarães

Publicação jornalística de 1989 sobre os “wearables“, os vestidos-objetos, de Rossana Guimarães, que são esculturas penduráveis e vestíveis, feitas para o teatro.
Objetos

Cartaz sobre a exposição “Objetos”, de Rossana Guimarães, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

Cartaz sobre a exposição “Objetos”, de Rossana Guimarães, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, com texto de Geraldo Leão.
Rossana Guimarães, nossa artista em 89

Registro jornalístico que cita as vestimentas-objetos de Rossana Guimarães.
Saindo do ninho

Publicação no jornal Correio de Notícias, em 1986, sobre Rossana Guimarães e seus objetos vestíveis. Rossana fez os figurinos para a peça “Aumento de salário”, espetáculo de direção de Paulo Afonso Grisoli e que ocorreu em setembro de 1986. Em novembro desse mesmo ano Rossana apresentou no Madame Satã em São Paulo uma performance com seus vestidos. Anteriormente, em Curitiba, Rossana participou com seus objetos vestíveis de peças como o “Auto do Automóvel”, do grupo Zen Rumo e de uma performance no Camarim Ensaio’s Bar com mais duas artistas.
Todas essas faces

Divulgação da exposição de Rossana Guimarães, em 1986, sobre os seus objetos vestíveis.

Divulgação da exposição de Rossana Guimarães, em 1986, sobre os seus objetos vestíveis.