Sônia Gutierrez

Literatura e artes plásticas

Registro jornalístico sobre a exposição de Sônia Gutierrez que tem como tema a confecção de máscaras em diversas técnicas, incluindo colagens. Fotografia por Albina Cordeiro.

A cidade é a máscara daqueles que nela vivem

Publicação do jornal Correio de Notícias, em 1987, sobre às máscaras de Sônia Gutierrez. Fotografias por Genésio Jr.

Inquietação

Publicação do jornal Correio de Notícias, em 1987, sobre a exposição “Artes Plásticas/Curitiba 87”, no Solar do Barão. O evento, que busca ocupar espaços, trata das diversas ações artísticas realizadas por artistas como Stela Giuliani e seu grupo performático que tinha como grito “Ocupar espaços”, e Sérgio Moura, com suas batatas. Ainda a abertura da exposição contou com Sônia Gutierrez e suas máscaras produzidas na hora, onde também lançou seu manifesto, Persona. O manifesto lançava a proposta de abrir aos artistas, num período do ano, algum local público, como o pavilhão do Parque Barigui, para que pudessem colocar a todos a participação de suas propostas, instalações, performances e etc.

O público, um participante, a original criação de Sônia

Publicação do jornal Gazeta do Povo, em 1987, sobre o manifesto Persona de Sônia Gutierrez, e suas máscaras. O manifesto é uma proposta para a abertura do pavilhão do Parque Barigui para a criatividade artística geral.